O saque do Fundo de Garantia vai ser liberado a partir de setembro. Confira o que fazer com o recurso

O Governo Federal anunciou que vai liberar o saque de R$ 500 de cada conta ativa e inativa do Fundo de Garantia. Os recursos já podem ser retirados a partir do dia 13 de setembro, conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Muitas pessoas tem ficado com dúvidas de como utilizar o dinheiro. Por isso, preparamos cinco dicas para que você possa fazer um bom uso do seu Fundo. Confira:

1 – Usar o FGTS para quitar dívidas;

Um estudo recente mostrou que cerca de 40% dos brasileiros pretendem utilizar o dinheiro para pagar as contas. Mesmo que o recurso não dê para quitar o saldo devedor por completo, é importante tentar amortizar parte, negociando com o banco. Principalmente se for referente ao cartão de crédito, um dos maiores juros do mercado.

2 – Usar o FGTS para fazer uma reserva emergencial;

Para quem não tem dívidas, separar pelo menos uma parte para reserva é a melhor opção. O ideal é guardá-lo na poupança. O rendimento é baixo, mas você pode sacar a qualquer momento no caso de alguma emergência.

3 – Usar o FGTS para financiamento;

Também é possível usar o FGTS para financiamento habitacional, desde que o contrato e o imóvel estejam enquadrados nas regras do Sistema Financeiro de Habitação. O saldo pode ser usado também para dar entrada nesse financiamento.

4 – Usar o FGTS para investimento;

O FGTS pode ser utilizado como renda extra para a compra de algum bem, como um imóvel ou automóvel. Dessa forma, o trabalhador consegue usar um dinheiro que estava guardado para completar o que faltava para a efetuar a compra.

5 – Usar o FGTS para aplicação;

Também é possível fazer uma aplicação. É um pouco mais arriscado, porém proporciona uma rentabilidade maior. É preciso lembrar que algumas aplicações são uma forma de renda variável, ou seja, não dá para determinar quanto você vai ganhar no momento da aplicação.

Mas, se esse for um problema para você, escolher uma aplicação de renda fixa pode ser mais adequado. O que não faltam são opções para fazer o dinheiro do FGTS render.

Entre em contato conosco clicando aqui para conhecer os nosso serviços.