O plano estratégico

É considerado uma excelente ferramenta de gestão. Contudo, não apenas os empreendimentos necessitam de um planejamento cuidadoso. No contexto da Administração o planejamento estratégico também pode ser aplicado na gestão da carreira. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das empresas, o antigo perfil profissional não é mais válido. É necessário investir no autoconhecimento e a adaptação de uma estratégia para a vida pessoal também.

Ao almejar novos desafios profissionais, ou uma recolocação, pode-se aplicar alguns princípios de negócios. Um dos primeiros itens do plano é entender o cargo que se deseja. O tempo e como conseguirá percorrer esse percurso são os próximos passos desse planejamento de carreira.

Antigamente as pessoas possuíam mais estabilidade em seus empregos. Hoje, vemos uma inversão nesse conceito, pois o sucesso na carreira depende do próprio colaborador. Vivemos em um mercado altamente competitivo e é fundamental a elaboração de um plano de carreira para que o indivíduo possa se orientar durante jornada.

Para adaptar o planejamento estratégico é interessante realizar também uma análise Swot. O exercício analisa os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da vida profissional. Pode ser utilizado para pontuar os aspectos de maior ameaça competitiva na área, buscando com assim desenvolver a capacitação necessária.

 

Entre em contato conosco clicando aqui para conhecer os nossos serviços.